COMPRE AGORA EM ATÉ 3 VEZES SEM JUROS NO BOLETO OU NO CARTÃO

MENU

AZEDINHO PODEROSO

Por Camila Silveira
Consumir limão diariamente pode trazer muitos benefícios à saúde e promover uma verdadeira limpeza no organismo. Confira quais são as propriedades dessa fruta que é a estrela da vez.
Você já deve ter escutado que tomar um copo de água com limão logo de manhã é um bom hábito para quem quer emagrecer. A triste verdade é que dietas milagrosas não existem, porém o consumo dessa fruta tão popular traz sim muitas vantagens ao organismo, que, consequentemente, ajudam a eliminar aqueles quilinhos a mais. Além de ser rico em ácido cítrico (5 a 7%) e ter algumas vitaminas como a C e as do complexo B, o limão é desintoxicante e adstringente. Ele também auxilia na digestão e atua como um antibiótico natural, que ajuda a combater bactérias e demais microorganismos oportunistas.
Quem tem gastrite também pode se beneficiar desse suco poderoso, pois ele alcaliniza o organismo, fortalecendo o sistema imunológico e cicatrizando tecidos e mucosas. Para completar, o limão ajuda na fixação dos sais minerais, como ferro, cálcio e magnésio. "Isso significa que a pessoa fica com todos os sais importantes para que o metabolismo funcione de uma forma mais harmônica", explica Conceição Trucom, química, cientista e escritora do livro O poder de cura do limão. Ela também afirma que o maior compromisso do limão é com a saúde física e mental, e não com perda de peso.
"O limão acelera o processo digestivo, e as pessoas confundem isso com emagrecimento. Quando uma pessoa tem excesso de gordura corporal, possui falhas digestivas. Ao colocá-lo em qualquer refeição, seja na forma de suco ou raspas da casca, o processo fica mais rápido e a formação da depósitos de gordura torna-se mais lenta", diz. Segundo Conceição, um dos principais benefícios da fruta é a mineralização eficiente do organismo, o que faz com que a pessoa fique mais lúcida. "Além de nutrir todas as células e sistemas, esse processo faz com que o cérebro funcione mais ativo e acordado'".
Dia a dia
Mas como o limão deve ser consumido afinal? De acordo com a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann, o mais indicado é incluí-lo com outros alimentos saudáveis. "Pode ser como suco, um mousse ou no tempero da salada. Também é possível fazer uma vitamina de kiwi, limão e uva, que não é necessário adoçar, pois só a frutose das outras frutas já é suficiente", sugere. Quem tem gastrite e apresenta tendência à afta deve sempre combiná-lo com frutas e folhas verdes, e nunca consumi-lo em jejum. "É preciso ter carboidrato, proteína e lipídios em todas as refeições. Isso vale para qualquer dieta", alerta.
Ela ainda complementa que o limão pode ser incluído em todas as refeições sem problemas, mas é importante saber que nenhum alimento sozinho é suficiente. "O melhor para uma alimentação é a combinação de todos os tipos de macronutrientes". A especialista também afirma que nenhuma dieta da moda deve ser seguida por um longo período, pois sempre apresenta muitas restrições. "O que a pessoa pode fazer sempre é uma reeducação alimentar. Quem faz um programa alimentar restrito por muito tempo pode ter uma carência de nutrientes, pois a pessoa prioriza um alimento em detrimento a outros".
Cuidados
Antes de consumir o limão, é necessário tomar alguns cuidados, pois ele possui algumas substâncias que causam manchas na pele, e, dependendo da quantidade e da forma de manuseio, geram queimaduras de primeiro a terceiro grau. Portanto, é importante evitar entrar em contato com a fruta antes da exposição solar. Depois de manipular o limão, é preciso lavar bem as mãos, de preferência com detergente. "Quando forem manuseados muitos limões, acima de cinco unidades, o ideal é usar um espremedor elétrico e luvas", sugere Conceição.
Fonte: www.guiadasemana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário